Você sabia que para viajar, as vezes é preciso visitar um médico?

IMG_20150211_160529352_HDR

Você que como nós, adora viajar e gosta de visitar lugares de todos os tipos, desde os mais visitados até os mais exóticos, precisa além de todo o planejamento da viagem como: passagens, roteiro e hospedagem, considerar também o tópico saúde.

Muitos não pensam neste aspecto da viagem, mas vários países possuem epidemias e algumas doenças que podem ser transmitidas durante uma viagem e, com planejamento, podemos evitar dores de cabeça.

Além das epidemias, muitos países exigem algumas vacinas para entrada no país. Hoje a única que é exigida internacionalmente para alguns países é a Vacina de Febre Amarela e deve ser apresentado o CIVP (Comprovante Internacional de Vacinação ou Profilaxia). Ah, lembrando… Não é preciso ir muito longe para isso, pois para entrar em Manaus, é necessária a vacina.

A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A única forma de evitar a doença é com a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde e nos postos de vacinação da Anvisa, em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada dez dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença e tem validade de 10 anos.

A boa noticia é que existe um suporte para o antes e o depois da sua viagem. A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) dispõe de uma área no Hospital Universitário da UNIFESP – Hospital São Paulo, onde turistas de lazer ou de negócios, sejam praticantes de esportes, adeptos do ecoturismo ou apenas visitantes. Um ambulatório especializado que atua na prevenção, imunização e tratamento das chamadas doenças do viajante.

O ambulatório não é muito divulgado, mas é fácil conseguir uma consulta. Entrei em contato na segunda-feira e agendei para a quarta-feira da mesma semana. O horário de atendimento é chatinho para quem trabalha, mas para quem vai fazer uma viagem longa e um pouco fora dos “padrões” vale a pena se prevenir. Até por que as pessoas vêm e vão e os casos da gripe A H1 N1 são exemplos que as epidemias se espalham e que as doenças estão em todos os lugares.

Além disso, em vários lugares do mundo você encontra uma clínica de medicina do viajante e pode consultar no site www.istm.org, campo ISTM activities/Global Travel Clinic Directory. É sempre bom saber quem procurar numa
ocasião de emergência.

Links para consulta:

http://istmsite.membershipsoftware.org/AF_CstmClinicDirectory.asp

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/viajante/viaja_atendimento.htm

http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4b92dffc

http://www.anvisa.gov.br/viajante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s